Estrategista-chefe dos EUA é demitido suspeito de vazar informações

Stephen Kevin “Steve” Bannon, ex-chefe da campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e atual estrategista-chefe do governo, foi demitido do cargo depois de entrar em conflito com familiares do presidente e assessores diretos da Casa Branca, e “suspeito” de vazar informações, segundo noticiário das agências internacionais.

Banqueiro, produtor de filmes e executivo de mídia, Bannon tem fortes ligações com movimentos conhecidos como supremacistas brancos e grupos da chamada “direita alternativa” (Alt-right).

Como executivo de mídia, Steve Bannon comandou um site de notícias, opinião e comentários de extrema-direita. Com a vitória de Trump, desembarcou na Casa Branca como estrategista-chefe, mas segundo agências de notícia que cobrem a Casa Branca, Bannon entrou em “rota de colisão” com burocratas tidos como “cosmopolitas”.

A mídia estadunidense informa sobre controvérsias sobre a demissão do estrategista-chefe. Fontes informam que foi demitido; outras que pediu demissão. Mas asseguram que ele volta para organizar e mobilizar a extrema-direita norte-americana para pressionar o presidente Donald Trump “a se manter fiel à agenda defendida em sua campanha, muita próxima aos grupos “supremacistas brancos”.

A mídia informa também que Bannon tentou, mas não estava conseguindo fazer avançar a agenda da política interna, em contraposição à agenda em curso do governo norte-americano de pressão a governos não alinhados, caso da Venezuela e Bolívia na América Latina. Num momento em que os Estados Unidos se preparam para ir além da retórica com a República Democrática da Coreia, que está sob pressão por manobras militares norte-americanas e ameaça constante de destruição, como alertou o próprio Donald Trump.

Após a saída do estrategista-chefe, o Partido Democrata afirmou em nota “que haverá um supremacista branco a menos na Casa Branca”.

Fonte: Agências internacionais

Sputnik Brasil

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black