TRF faz justiça e põe em liberdade almirante Othon Pinheiro, destacado cientista nuclear

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) revogou esta semana a prisão preventiva do Vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear; Othon Pinheiro é considerado um dos mais importantes cientistas nucleares brasileiros e um dos pais do programa nuclear do país.

O País deve a este cientista, o sucesso no programa de enriquecimento de urânio da Marinha. Ele já teve sua vida devassada pela CIA, que durante anos procurou sabotar o programa de enriquecimento nuclear da Marinha. A CIA chegou a plantar um agente ao lado do seu apartamento, na mesma medida em que os Estados Unidos boicotaram a aquisição no exterior de tecnologia por parte do Brasil.

O almirante Othon chegou a recorrer a meios não ortodoxos para conseguir tecnologia, driblar o boicote norte-americano, para dotar o Brasil de tecnologia nuclear na área de enriquecimento de urânio

Entretanto, ele sofreu imensas humilhações recentemente, sendo sentenciado praticamente à prisão perpétua, e estava detido em uma unidade da Marinha, onde chegou a tentar o suicídio.

Othon foi acusado na Operação Lava Jato de corrupção, lavagem de dinheiro e de tentar embaraçar as investigações, acusações que ele sempre negou. Othon foi condenado a 40 anos de prisão.

A condenação do almirante Othon, segundo analistas políticos, atendeu aos caprichos das forças que tentam e estão conseguindo, a pretexto de esforço tipo de guerra de combate à corrupção, destruir toda capacidade de defesa do país.

Presentemente, o País se prepara para entregar aos norte-americanos a Base de Espacial de Alcântara, no Maranhão, depois do atual governo sufocar a construção do submarino nuclear, um feito decorrente do esforço e das pesquisas do almirante Othon Pinheiro.

Segundo o advogado de defesa do almirante, Fernando Fernandes, Otho está passando por um tratamento de câncer de pele. "A soltura é um ato de justiça e humanidade", disse o advogado.

Fonte: Conversa Afiada

Brasil 247

outros sites

Tags:

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black