Encontro em João Pessoa reúne pioneiros do Movimento Estudantil da década de 1970 na Paraíba

João pessoa sedia nesta sexta-feira, 8, o I Encontro de Pioneiros do Movimento estudantil da década 70 – UFPB. O evento vai reunir dirigentes estudantis da época, militantes, documentarista, com a finalidade de resgatar parte da história do ME na Paraíba entre 1977-1980, ainda à época em que o professor Linaldo Cavalcanti foi reitor da instituição. O evento está sendo organizado pelo professor Severino Dutra, primeiro presidente do DCE pós-reconstrução, em 1977.

O evento tem como foco a Calourada de 1977, considerada a mais emblemática, por ter sido a primeira pós-ditadura. Também vai resgatar eventos associados à assembleia geral dos estudantes que decidiu promover, abertamente, ato contra a ditadura.

Segundo os organizadores, 68 líderes e ativistas do Movimento Estudantil Década de 70 na UFPB confirmaram presença no evento.

De acordo com os nomes confirmados, alguns que militaram no ME-70, seguem atuando na política e no jornalismo, dada a forte influência dos estudantes de Comunicação, e de outras áreas como Saúde, Exatas e Humanas.

Ativistas da década de 70 que atuam no jornalismo confirmaram presença. João Costa, Antônio Vicente Filho, Elmano, Carlos Vasconcelos (Peninha), Silvana Sorrentino, José Euflávio, Carmélio Reinaldo, Walter Santos e outros jornalistas formados pelo Curso de Comunicação da UFPB e passagem pelo Jornal Correio da Paraíba.

Confirmaram presenças Ronaldo Barbosa, atual presidente do PSB, de João Pessoa, Walter Aguiar, Walter Dantas, Calos Alberto, o médico Edson Neves e outros, procedentes de vários estados da Federação e que estarão presentes ao evento, no Restaurante Bessa-me, Bairro do Bessa, em João Pessoa.

Delegação de estudantes da UFPB durante uma plenária no Congresso da UNE de Piracicaba, início dos anos 80

Da Redação

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black