Encontro em João Pessoa reúne pioneiros do Movimento Estudantil da década de 1970 na Paraíba

João pessoa sedia nesta sexta-feira, 8, o I Encontro de Pioneiros do Movimento estudantil da década 70 – UFPB. O evento vai reunir dirigentes estudantis da época, militantes, documentarista, com a finalidade de resgatar parte da história do ME na Paraíba entre 1977-1980, ainda à época em que o professor Linaldo Cavalcanti foi reitor da instituição. O evento está sendo organizado pelo professor Severino Dutra, primeiro presidente do DCE pós-reconstrução, em 1977.

O evento tem como foco a Calourada de 1977, considerada a mais emblemática, por ter sido a primeira pós-ditadura. Também vai resgatar eventos associados à assembleia geral dos estudantes que decidiu promover, abertamente, ato contra a ditadura.

Segundo os organizadores, 68 líderes e ativistas do Movimento Estudantil Década de 70 na UFPB confirmaram presença no evento.

De acordo com os nomes confirmados, alguns que militaram no ME-70, seguem atuando na política e no jornalismo, dada a forte influência dos estudantes de Comunicação, e de outras áreas como Saúde, Exatas e Humanas.

Ativistas da década de 70 que atuam no jornalismo confirmaram presença. João Costa, Antônio Vicente Filho, Elmano, Carlos Vasconcelos (Peninha), Silvana Sorrentino, José Euflávio, Carmélio Reinaldo, Walter Santos e outros jornalistas formados pelo Curso de Comunicação da UFPB e passagem pelo Jornal Correio da Paraíba.

Confirmaram presenças Ronaldo Barbosa, atual presidente do PSB, de João Pessoa, Walter Aguiar, Walter Dantas, Calos Alberto, o médico Edson Neves e outros, procedentes de vários estados da Federação e que estarão presentes ao evento, no Restaurante Bessa-me, Bairro do Bessa, em João Pessoa.

Delegação de estudantes da UFPB durante uma plenária no Congresso da UNE de Piracicaba, início dos anos 80

Da Redação