Encontro reúne ex-líderes estudantis da UFPB após 40 anos da realização da Calourada 77

João Pessoa sediou nesta sexta-feira, 8, o I Encontro de pioneiros do Movimento Estudantil na Universidade Federal da Paraíba, durante o período de 1977 aos anos 80. O encontro teve como foco os 40 anos da Calourada de 1977, considerada um marco no movimento político de estudantes no final da Regime Militar.

O encontro foi organizado pelo professor Severino Dura, primeiro presidente do DCE da UFPB eleito no final da Ditadura, Agamenon Sarinho e professor Romero. O evento foi marco pelo reencontro de lideranças de várias correntes políticas da época, ligadas a partidos políticos como PCdoB, PCB, PCR.

Alguns dos ex-dirigentes estudantis hoje atuam politicamente como dirigentes de partido com Ronaldo Barbosa(PSB), Agamenon Sarinho(PCdoB), Emília Correia Lima(PCB), estiveram presentes ao encontro, assim como Aparecida Ramos, atual secretária de Desenvolvimento Humano do governo Ricardo Coutinho, além de Walter Aguiar, ex-chefe da Casa Civil.

Vários jornalistas, pioneiros do curso de Comunicação Social da UFPB também compareceram, a exemplo de Walter Santos (diretor-presidente do site WSCom), José Euflávio (GiroPb), Carlos Vasconcelos (Peninha), Marcos da Paz Figueiredo, Antônio Vicente Filho, João Costa, um dos comentaristas do Programa Correio Debate da Rádio Correio. .

O encontro foi realizado na casa de Eventos Bessa-Me, de Percival Henriques, também um dos ex-ativistas do ME da década de 70.

Vários ex-presidentes do DCE da UFPB compareceram, a exemplo de Walter Dantas, Sônia Germano e Cida Ramos. Foi redigido um Manifesto de resgate histórico da atuação estudantil na UFPB contra o Regime Militar durante a década de 70. Ex-líderes de tendências como Liberdade e Luta, Refazendo e Reforma também comparecerem e discursaram relatando bastidores das lutas estudantis a partir de 1975.

Outra presença de destaque no evento foi do cantor e compositor Pedro Osmar, também uns dos ativistas da época.

Encontro reuniu ex-líderes estudantis da UFPB durante a década de 70, em comemoração dos 40 da calourada 77

Fonte Da Redação

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black