Boeing pode comprar Embraer e aval para negócio só depende do governo brasileiro

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e com expertise na fabricação de aeronaves militares, executivas ou agrícolas, está à venda, segundo revelou esta semana o Wall Street Journal – e com ágio acima de 3,7 bilhões de dólares. Detalhe: a Boeing é a possível compradora, que depende apenas de aval do governo brasileiro, que tem poder de veto sobre uma possível venda. Trata-se de uma empresa da área de defesa, pertence ao Estado (que controla ações especiais) , em função de uma regra criada, em 1990, quando da sua privatização.

A empresa é hoje a 3ª maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. Com mais de 4.000 aviões produzidos (2009), voando em mais de 60 países e quase 17.000 funcionários (85% no Brasil). Entre em 1999 e 2001, foi a maior exportadora brasileira e de 2002 a 2005 a segunda maior.

A Boieng também lidera no mercado de aviação, produzindo, inclusive aviões militares e comerciais.

Atualmente, calcula-se que a Embraer tenha valor de aproximadamente US$3,7 bilhões. Ainda segundo o jornal, a Boeing estaria disposta a atrair o governo brasileiro com medidas de proteção sobre a empresa em relação aos empregos, à administração e à marca Embraer. As empresas já trabalham juntas em alguns projetos.

Em 2014 a Embraer surpreendeu o mundo da aviação militar ao apresentar o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira, o Embraer KC-390, com encomendas feitas pelas forças armadas do Brasil, Portugal e Argentina. O KC- 390 vai substituir os aviões de transporte da FAB, Hércules C – 130. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai receber duas aeronaves KC-390 até o final de 2018.

A Embraer também tem fábrica nos Estados Unidos, produz aviões com componentes eletrônicos norte-americanos e, por isso mesmo, não tem autonomia para comercializar suas aeronaves sem autorização do governo dos Estados Unidos, que já vetou a venda de aeronaves para países fora do controle dos norte-americanos.

Avião KC-390:considerado um dos mais eficientes aviões de transporte militar; tecnologia que passa para os EUA

Fontes Sputnik Brasil

Outros sites

Tags:

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black