Igreja de Santo Antônio com seu acervo de pinturas em azulejos merece inclusão no roteiro turístico

Dados oficiais apontam que a Paraíba tem nove destinos potenciais para o turismo religioso católico, identificados certamente em função de rituais recorrentes – romarias principalmente -, mas para além desses destinos assinalados, há outros locais incompreensivelmente não inclusos, merecedores de mais atenção, exatamente por conta do vigor artístico e místico que escondem; me refiro a especificamente a duas igrejas: de Santo Antônio, em Patos, e a de Santa Maria Madalena, em Teixeira.

Empresas que vendem esses destinos turísticos certamente desconhecem essas duas igrejas e o apelo poderoso que elas representam para atrair turistas independente de credo religioso. Fiquemos, inicialmente, apenas na igreja dedicada ao “santo casamenteiro”.

Pintura em azulejo no interior da Igreja de Santom Antônio; duo constante entre céu e inferno, o pecado e a visturde

Que apelo turístico há na Igreja de Santo Antônio?

- Arte Sacra, respondo. Sua construção data dos anos 1960, é enorme e de arquitetura comum. Entretanto, dispõe de mais de uma centena de pinturas sobre azulejos. Impossível apreciar o acervo em alguns minutos.

É uma construção grande e por fora e no seu interior decorada em pinturas inspiradas em motivações bíblicas; da criação do homem à crucificação de Cristo, com forte apelo aos dogmas católicos. Representações poderosas de personagens e situações.

Causa inquietação para quem observa, analisa e procura o autor ou autores desse conjunto magnifico de pinturas e não encontra. Apenas uma citação sobre seus autores: Art Mural, Rua Dionísio da Costa, 277 – São Paulo. E Só.

Um pouco de história - A construção da Igreja de Santo Antônio surgiu por iniciativa da senhora Mariana Alves de Oliveira – mãe do Pe. Levi, que doou o terreno para que se construísse uma igreja dedicada a Santa Quitéria, mas o bispo Dom Zacarias Rolim de Moura discordou – por considerar Santa Quitéria pouco conhecida – e sugeriu Santo Antônio, que foi aceito, com a condição de outra igreja ser construída no mesmo tamanho para Santa Quitéria. Se ocorreu, desconheço.

O Padre Levi, que também era um político poderoso, doou 33 estátuas de anjos e os vitrais, trazidos de São Paulo. O acervo é riquíssimo, icônico na representação de passagens bíblicas e parece seguir um roteiro.

Padre Levi doou 33 estátuas de anjos e os vitrais trazidos de São Paulo e são mais de quadros em azulejos ornamentam

Logo na frente da igreja, as pinturas em azulejos impactam o visitante. O pintor ou pintores, abrem a narrativa com um painel sobre o “Mistério da Trindade”, a “Tentação no Jardim do Éden”, um quadro com um Jesus já se apresentando como uma resposta futura ao “pecado original de Adão”. E todos os elementos narrativos da aurora do judaísmo estão gravados nos azulejos: a serpente, o demônio, a maçã e um demônio já como protagonista.

Templo do Rei Salomão também é representando nas pinturas no interior da Igreja de Santo Antônio no município de Patos

Esse duelo entre o Divino e o Satânico, o bem e o mal, o pecado e a virtude, a fé e a heresia perpassam toda a obra. Não há um recanto importante da igreja que não esteja revestido em pintura.

Duelo entre o Divino e o Satânico, o Bem e o Mal, o Pecado e a Virtude inquietam quem visita a igreja pujante em arte sacra

O turista certamente será tentado a entrar na igreja para passar para a narrativa seguinte, mas antes, vai precisar circular a Igreja de Santo Antônio muito devagar e demoradamente, porque é como estar na poltrona de um cinema assistindo a um filme de Cecil B. Demille – Os Dez Mandamentos, pois no lado externo da igreja as pinturas são inspiradas na Torá – que encerra a tradição judaica, narrativa “transmitida” por Deus. Acreditem, as principais cenas do Velho Testamento estão reproduzidas.

Quadro a Tentação de Adão, no lado externo da Igreja de Santo Antônio, abre a narrativa num grande acervo de arte sacra

Igreja é um museu a céu aberto pelas pinturas externas e no seu interior a narrativa religiosa não se encerra

Acomodados nos bancos da Igreja, se olhar para os lados, os cristãos ou simples turistas poderão mergulhar em abstração, distanciar-se da liturgia para assustar-se, ter desconforto e prazer com os quadros pintados sobre azulejos. Praticamente nada do Novo Testamento foi desperdiçado pelos pintores.

E são pinturas nada tímidas ou pequenas. A Igreja de Santo Antônio é um museu a céu aberto. E é inaceitável que não conste como um destino turístico religioso. Essa displicência pode-se perceber até na igreja, pois alguns quadros simplesmente ficam ocultos por pilhas de cadeiras.

Ao entrar na igreja, prepare-se e disponha de tempo para apreciar cada pintura, Para quem é cristão dispensa-se um guia; do contrário, o visitante vai precisar de um que tenha expertise sobre a Paixão de Cristo e todos os seus personagens e com capacidade de discorrer sore cada cena.

Sequência de quadros com narrativa a partir do Novo Testamento; cenas intermináveis da Paixão de Cristo pode ser vistas

Impressiona como o altar, destinado a ser o centro das atenções, perde-se na imensidão do espaço físico, tornando-se “apenas” num adereço em meio a arte que o cerca, e se estende até a sala do sacrário onde o Santíssimo fica exposto também está entre quadros, de novo sobre azulejos que custaram vinte mil contos de réis e até hoje e sempre à espera de decifrações.

Os autores da Arte Sacra concentrada na Igreja de Santo Antônio tiveram material suficiente para esgotar os argumentos bíblicos e os contidos no Novo Testamento, além dos apelos à fé e conflitos em cores fortes.

Os personagens retratados se repetem claramente com traços diferentes entre si, o que leva à dedução de uma obra resultante de um trabalho coletivo de pintores recrutados para este fim e que não se limitaram à reprodução do esplendor da fé, mas que dosaram com imagens de pecadores sendo resgatados do purgatório por anjos, em contraponto a outras cenas em que o próprio Demônio é a figura central dos quadros.

Lava-pés. Pintura sobre azulejos integra o contexto da Paixão de Cristo em centenas de quadros no interior da igreja

Igreja de Santa Maria Madalena, em Teixeira, contém mistérios sobre a apóstola de Cristo. Tema do próximo artigo do site

Santa Maria Madalena - Deixando Patos, o turista pode subir a Serra de Teixeira, onde vai encontrar uma igreja consagrada a Maria Madalena, em 1857, e que causa confusão porque para os católicos, Maria de Magdala, a 13ª Apóstola de Cristo, é reconhecida e aceita apenas como Santa Maria Madalena. Mas fica para o próximo artigo.

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