Encenação de Quem Inventou o Brasil traz cenas improváveis entre Maria Madalena e o cangaceiro Coris

“Quem Inventou o Brasil”, texto e direção de João Costa tem sua estreia marcada para o final de janeiro no teatro Lima Penante com o ator\diretor Felipe Lima, Lúcia Macedo, Rosângela Félix, e elenco jovem, formado por atores e atrizes estreantes. Nesta coletânea de Teatro de Revista, foi incluída cena em que Maria Madalena, a indecifrável personagem bíblica, é eleita padroeira do Brasil e seu fiel seguidor, o cangaceiro Corisco é designado do algoz dos infiéis. O blog publica trecho de roteiro para a abertura da peça, em áudio visual.

Imagem divulgação: making Of da Peça Quem foi Que Inventou o Brasil; estreia marcada para janeiro

CABEÇALHO DE CENA

Dia. Plano geral sobre o meio ambiente da caatinga. CORTE. Plano fechado sobre os pés de Maria Madalena, que caminha.

CORTE – Plano fechado sobre o chapéu do cangaceiro

- Plano fechado sobre pés de Maria Madalena caminhando (AÇÃO)

Plano fechado nos pés do cangaceiro que caminha em sentido ao encontro de Madalena

Plano fechado Maria Madalena subindo em um pedra – altar

Plano close nos olhos do cangaceiro/rápido no chapéu/demorado na mão sobre o punhal/ Plano fechado na face do cangaceiro.

Plano aberto - cangaceiro de costas caminha em direção à Pedra do Reino

Plano close rosto de Maria Madalena, que surge após detalhe em seus cabelos

Plano geral / Pedra do Reino ao longe, que vai ficando mais nítida com caminhada do cangaceiro, que apressa os passos.

Plano aberto da Pedra do Reino que surge imponente.

Plano fechado, cangaceiro se ajoelhando e beijando os pés da Madalena.

Plano aberto Maria Madalena surge de corpo completo/ Pedra do Reino é o ambiente.

DIÁLOGOS

Plano fechado, mãos de Madalena sobre a cabeça do cangaceiro

Cangaceiro - Ajoelhado aqui, de corpo e alma me entrego a Ti. Meu nome é NINGUÉM. Sem Norte, em desespero e aflito rogo sua proteção, em nome de Jesus.

Plano fechado/ apenas boca de Maria Madalena/

Maria Madalena - Não se sinta abandonado, pois Ele está conosco e há de se compadecer de ti e Ele mesmo foi quem disse: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. “Bem-aventurados os que choram / Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos/ Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”.

Plano aberto

Meu povo! Tive a graça de ser a consorte do Senhor; negada e difamada mil vezes por padres e bispos, pastores e fariseus, dia após dia por mil anos; aqui estou hoje para reencarnar como Padroeira do Brasil, protetora dos pobres e desvalidos da sorte; que todo devoto que venha a mim, seja pelo Senhor abençoado e protegido.

Reze e Repita comigo:

Atrizes Rosângela, Grace, Gabrieli e Lúcia Macedo, elenco de Quem Foi Que Inventou o Brasil. Making Of de ensaios

Maria Madalena em ritual: mão sobre a cabeça do cangaceiro com o punhal de Salomão; inicia a oração do Cangaceiro

Maria Madalena e Cangaceiro – (Madalena fala, cangaceiro repete)

Justo juiz de Nazaré, filho da Virgem Maria, Que em Belém foste nascido entre as idolatrias Eu vos peço, Senhor, pelo vosso sexto dia E pelo amor de meu padrinho Ciço Que o meu corpo não seja preso, nem ferido, nem morto; Nem nas mãos da justiça envolto.

Pax tecum. Pax tecum. Pax Tecum (A paz esteja convosco)

Cangaceiro (segue a oração) – CENA EM 180 graus. Câmera gira em torno do cangaceiro.

Cristo assim disse aos seus discípulos Se os meus inimigos vierem para me prender Tendo olhos, não verão Terão ouvidos, mas não ouvirão Terão bocas, não me falarão

Plano fechado no rosto da Ilumiára ( em cada escultura de Breennand)

Com as armas de São Jorge serei armado Com o punhal de Abraão serei coberto Com o leite da Virgem Maria serei borrifado Na arca de Noé serei arrecadado Com as chaves de São Pedro serei fechado Onde não me possam ver nem ferir, nem matar Nem sangue do meu corpo tirar

Também vos peço, Senhor, Por aqueles três cálices bentos Por aqueles três padres revestidos Por aquelas três hóstias consagradas Que consagrastes ao terceiro dia Desde as portas de Belém até Jerusalém

Maria Madalena - E pelo meu Santo Juazeiro Que com prazer e alegria Este cristão seja também guardado de noite como de dia Assim como andou Jesus no ventre da Virgem Maria Deus adiante, paz na guia

Plano aberto Madalena/ planos fechados sobre imagens

Maria Madalena – Meu filho. Vá, proteja o povo brasileiro, ainda que a demência domine os corações e mentes da Nação. Vá e não dê as costas aos desvalidos; temei as artimanhas dos delatores pois eles são muitas, desde Judas, Silvério dos Reis, Calabar, os antigos e os atuais. Sangre a todos como cordeiros e para as viúvas o choro pelo o sangue derramado.

PLANO FECHADO – CRÂNIO BRILHOSO SURGE NAS MÃOS DE MADALENA – CANGACEIRO BEIJA.

PLANO ABERTO E GERAL

Cangaceiro - Deus me dê a companhia que sempre deu a Virgem Maria Desde a casa santa de Belém até Jerusalém. Deus é meu pai, Deus é meu pai, Nossa Senhora das Dores minha mãe Com as armas de São Jorge serei armado Com a espada de São Tiago de Campostela serei guardado para sempre!

Plano fechado para plano aberto sobre as personagens/ imagens de câmera do drone/ foco/ aéreas/ PLANO ABERTO/FINAL DA CENA.

Radialista e teatrólogo João Costa encena Quem Foi Que Inventou o Brasil, que estreia em janeiro

Da redação

Tags:

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black