Ex-secretário de estado diz que obra na Barreira do Cabo Branco não resiste a energia da água; Noé E

O ex-secretário de Recursos Hídricos do estado, e um dos engenheiros responsáveis pelo projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, professor Francisco Jácome, criticou nesta segunda-feira, 13, as obras de proteção da barreira do Cabo Branco, que não suportam a energia do mar, fazendo com que as pedras colocadas ao pé da barreira foram arrastadas e espalhadas ao longo da orla marítima de João Pessoa.

Imagem: desmoronamento da barreira do Cabo Branco.

A obra está sendo tocada pela prefeitura com recursos do governo federal. “o projeto determina que, antes de cuidar e reforçar a encosta, necessário a colocação de oito quebra-mares para amortecerem a energia das ondas que batem na barreira. Isso não foi feito; as pedras que colocaram na base da barreira são pequenas demais e estão sendo arrastadas e espalhadas ao longo da orla marítima até Tambaú”, declarou.

A barreira do Cabo Branco vive processo de erosão, a partir da sua base, onde estão sendo colocadas as pedras de contenção que, por serem pequenas demais, não resistem à energia das ondas durante a maré cheia, sendo espalhadas pela orla.

Noé Estrela rebate declarações de Jácome

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, em nota veiculada em grupos de jornalistas, esclareceu que as rochas que aparecem na extensão da praia de Cabo Branco, são rochas sedimentares e seixos já existentes há milhares de anos no mar, sendo inverídica, a informação de que pedras que estão sendo colocadas na obra de proteção da falésia do Cabo Branco tenham se deslocado para a extensão a faixa de areia da praia.

Segundo ele, a distância da obra do enrocamento do sopé da barreira para o local onde foram flagradas as pedras na praia é de mais de 400 metros, o que tornaria impossível sua chegada pela força do mar. Além das pedras sedimentares e seixos, também há pedras que se soltaram de gabiões construídos há alguns anos para proteção da calçadinha.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black