Ator Flávio Melo interpreta João Dantas que dá versão para assassinato de João Pessoa

O assassinato do presidente João Pessoa, em 26 de julho de 1930, pelo advogado João Dantas, desencadeou no estado e no Brasil uma onda de messianismo político que resultou, inclusive, na mudança do nome da capital do Estado de Parahyba para João Pessoa, além do movimento de 30, que a historiografia consolidou como Revolução de 30.


Tarcísio Pereira e Flávio Melo na peça "De João Para João", sobre os acontecimentos de 1930


Recentemente, os acontecimentos de 1930, na Paraíba, que começaram em fevereiro daquele ano com a Revolta de Princesa, motivou o escritor e dramaturgo Tarcísio Pereira a escrever e encenar uma peça sobre duas das principais personagens de 30: João Dantas e João Pessoa.


O próprio dramaturgo interpretou o papel de João Pessoa, enquanto o ator Flávio Melo interpretou a personagem João Dantas. E nesse 26 de julho de 2022, o ator Flávio Melo publicou em suas redes sociais, uma performance do seu trabalho.


Ao final, o cantor e compositor Eduardo Fuba, canta uma marchinha de Carnaval em defesa da mudança do nome da capital da Paraíba. Veja o vídeo da excelente interpretação do ator Flávio Melo no papel de João Dantas.