Bismarch Martins lança livro sobre invasão de Sousa; Emanoel Arruda aborda colonização de Princesa

A Livraria do Luiz reuniu neste sábado(18), artistas, escritores e intelectuais para lançamento lançamentos de livros cujas temáticas se concentram em história do cangaço na Paraíba e colonização de Princesa Isabel.


Edições disponíveis na Livraria do Luiz, Galeria Augusto dos Anjos, em João Pessoa


O advogado Bismarck Martins lançou a segunda edição, revisada e ampliada, de “Histórias do Cangaço – O Saque de Sousa Paraíba.


Já Emanoel Arruda fez um “avant-première” de “As Fronteiras da Perdição” um painel sobre a Colonização de Princesa Isabel tendo como foco os indígenas, vaqueiros e Sesmarias.


Bismarck Martins, durante entrevista, destacou que sua obra, já em segunda edição, vai jogar luz sobre o famoso ataque dos bandos de cangaceiros liderados por Chico Pereira e pelos irmãos Ferreira a cidade de Sousa, em 1924.



Segundo Bismarck, a segunda edição apresentou um desafio: “as entrevistas, que em outras situações normais muito nos auxiliam, de logo foram praticamente descartadas, uma vez que encontrei resistência – não muito disfarçadas – muito grande por parte de filhos de várias famílias sousenses, de alguma forma envolvidas no episódio, que ainda se negam a falar sobre o assunto”.


O pesquisador Pedro Popoff, entre "cangaceiros", João Costa e Bismarck Martins na Livraria do Luiz


Colonização de Princesa Isabel


O historiador e presidente da Academia de Letras de Princesa Isabel, Emanoel Arruda, prepara para o final deste mês, o lançamento de “As Fronteiras da Perdição – Indígenas, Vaqueiros e Sesmarias”.


Historiador Emanoel Arruda(C) lançará seu livro na Academia de Letras de Princesa Isabel


Segundo ele, o livro trata da “colonização do Sertão, da resistência, presença indígena e colonos, um período que se inicia em 1776”.


“As Fronteiras da Perdição é fruto de uma dissertação acadêmica defendida em 2007 pelo autor no programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB”. O livro deverá ser lançado no final deste mês, em Princesa Isabel, durante evento na Academia de Letras de Princesa Isabel.


Acadêmicos Ramalho Leite(E) e Helder Moura(D) durante evento na Livraria do Luiz


O presidente da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite e o jornalista e acadêmico Helder Moura prestigiaram o evento na Livraria do Luiz, assim como o historiador José Otávio de Arruda Melo, o radialista Otacílio Trajano, o livreiro professor Pereira e o jornalista Abelardo Jurema, também membro da APL.