“Desmamou essa, hein”? A recepção de Lampião a Sérgia Ribeiro, a Sussuarana ou Dadá no cangaço

Atualizado: Mar 14

Por João Costa (Parte 5)

Corria o ano da graça de 1931 quando Cristino Gomes da Silva, o Corisco, resolveu levar a garota Sérgia Ribeiro, a Sussuarana – já três anos mais velha desde quando saíra de casa e agora grávida – para acompanha-lo na cavalgada de violência do cangaço, seguindo o exemplo do chefe capitão Virgulino, que alterara o padrão de vida do bando, levando Maria Déa em sua companhia.


Imagem: Corisco e seus cães.




Independentemente do fato de estar em estado avançado de gravidez Dadá não mais guarda rejeição a Corisco e não esconde concordar com o seu modo de vida e não contou até três: junta seus pertences, se despede da tia e ganha a caatinga, até porque seu irmão, o jovem Pedro Ribeiro da Silva, o “Pretão”, havia ingressado no cangaço, contra suas próprias recomendações.


Dadá chega ao bando na sequência do combate no antigo sítio Tanque do Touro, hoje Lagoa do Mel, em que o cabecilha da volante, tenente Arsênio, sofre duras baixas, tendo ele mesmo deixado para trás sua metralhadora Hot Kiss, que apresentara defeito após duas rajadas, e em desvantagem.


-Recuar! Recuar! – foi a voz de comando do tenente Arsênio, diante de iminente carnificina e extermínio de sua tropa.

Três militares foram mortos nesse entrevero, inclusive o sargento Leomelino Rocha, alvejado por um tiro certeiro disparado pelo cangaceiro “Pretão”, irmão de Dadá; o sargento Leomelino Rocha deu seus últimos suspiros preso aos paus de uma cerca.


- Com a cabeça para o lado de fora e os pés para o lado de dentro, relatou muitos anos depois o ex-cangaceiro Ângelo Roque.


Os sucessivos fracassos das volantes fizeram aumentar a escalada de violência de parte à parte. “Os homens da lei” buscavam vingança a todo custo e diante de um cenário de terra arrasada, o capitão Virgulino resolveu ingressar com seu bando no Raso da Catarina, tido por muitos um inferno de lugar, impenetrável, reduto indígena dos Pankararés, uma sepultura a céu aberto para quem ali ingressasse.


Foi nesse cenário desértico e de desolação que Corisco resolveu apresentar sua companheira ao mundo do cangaço.

Após receber convocação de Virgulino; Corisco e seu pequeno bando, que em marcha lenta por conta da garota Sussuarana em estado de gravidez não tinha condições de manter o ritmo de marcha forçada; o bando atravessa o Caldeirão de Marcionílio, na serra do Chico até acampamento definido por Corisco.


Não demorou muito e após todos se acomodarem em suas tendas Corisco dá a senha para Dadá.


- Compadre Lampião vem pra cá, nós vamos nos encontrar aqui, viu? Você vai conhecer Lampião” disse Corisco enquanto se “desequipava” de seus apetrechos de guerra.


Cansada de longa caminhada, a moça Sussuarana a primeira providência que toma é deitar-se numa rede debaixo da tolda, mas relaxa pouco porque o bando de Lampião, e em grande número, acabara de chegar.


- Capitão Lampião, esta é Sussuarana, minha mulher, foi a apresentação direta, sem arrodeio, de Dadá a Virgulino.

Lampião olhou para agarota de cima a baixo e gracejou para que os demais ouvissem.


-“Desmamou essa, hein”?


Corisco e a cangaceira Sussuarana ou Dadá no Raso da Catarina em 1936; eles eram primos em segundo grau


A reação dos bandoleiros foi de risada geral para irritação da temperamental Sérgia Ribeiro, que haveriam de conhecer no futuro com Dadá.


- O ódio que eu tomei foi grande, fiquei com um ódio danado, revelaria muito tempo depois Dadá, que nunca escondeu seu avesso à pilhérias ou a conversa longa.


A partir de então, após acumular força e descansar bastante no Raso da Catarina, de novo uma escalda de violência motivada por vingança toma conta do Sertão baiano; Lampião promove razias e destruição nas fazendas do coronel Petronilo de Alcântara Reis, o mesmo que o recepcionara na Bahia e lhe dera coito seguro, mas havia se tornado inimigo.


Corisco se consolida com chefe de subgrupo, seu nome cresce na mesma proporção de suas ações a tal ponto que Cristino em seus bilhetes de extorsão assina Capitão Corisco - Chefe de Grupo dos Grandes Cangaceiros.


Para Corisco a vingança também era um “prato que se come frio” e que ele promoveu contra o ex-delegado Herculano Borges, o mesmo que um dia o havia trancafiado no xadrez por bebedeira e desordem.


Borges foi capturado pelo bando de Corisco e levado à sua presença para enfrentar um verdadeiro calvário.


- Levanta-se e prepare-se pra morrer, você está com Corisco bem na sua frente, disse Corisco para logo em seguida bombardear Herculano de perguntas.


- Eu sou Cristino, vosmicê não está lembrando de mim não, cabra ordinário?


- Vosmicê não lembra que um dia eu quis viver sossegado e por conta de uma besteira que fiz, você não quis deixar; tá lembrado ou já esqueceu?


- Está lembrado o que você fez com meu primo Arvoredo?


E Herculano Borges ali, amarrado, começou as suas orações.


- O que é que um homem deve fazer com um safado como você, Herculano, me diz? Foram as palavras de Corisco antes de Herculano ser submetido a cruel suplício.


Pendurado de cabeça para baixo com a pernas abertas em V, o ex-delegado Herculano viveu seu inferno de tortura com várias cutiladas de punhais, até implorar:


- Acabem logo com isso! suplicou Herculano, reduzido a um farrapo humano, mas ainda com a dignidade que lhe restava.

Que foi prontamente atendido por Corisco, que saca do coldre seu “Colt Cavalinho”. Pistola Luger – modelo 1908 – calibre 9 mm – parabelum – cano de 4 polegadas.


- Se afastem todos deste cabra safado! Ordenou Corisco.


- Pou!


A bala vaza o tórax de Herculano na altura do coração e vai alojar-se no tronco da árvore em que estivera pendurado.

- Agora a festa é de vocês, disse Corisco ao bando de celerados que profanou, esquartejou e espalhou as partes do corpo de Herculano pelo lugar.


Fotos; Corisco e seus cães. Corisco de Sussuarana, a Dadá. De Benjamim Abraão. Arte Cor, de Fininho.


Fonte; Corisco – A sombra de Lampião, de Sérgio Augusto de S. Dantas

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black