Lampião e a fé: rituais e orações para “fechar o corpo” como couraça contra os inimigos

Um dos aspectos pouco pesquisados sobre Virgulino Ferreira da Salva, Lampião, refere-se à sua religiosidade, como o cangaceiro se relacionava e incorporou símbolos como a Estrela de Davi, a Cruz e a Flor de Lis, como ornamento em seu chapéu e apetrechos; rituais de orações ao amanhecer e oito rezas escritas encontradas em seu caborje, em Angico. O cangaceiro recorria às orações de fechamento de corpo como primeiro escudo contra seus inimigos.


Imagem: cena de "Maria Madalena - a nova padroeira do Brasil". Lúcia Macedo e Felipe Lima em cena


No lendário filme-documentário “Lampião, o Rei do Cangaço”, do libanês Benjamim Abraão, há uma cena em que Lampião conduz as orações com o bando à sua volta. Um ritual obrigatório a cada amanhecer, quando se estava confortável num coito. As orações escritas remetem à rituais de fechamento de corpo e oferecimentos. Sem esse apelo ao sagrado, qualquer compreensão sobre a personalidade de Virgulino é vazia.


“Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá… canta Gilberto Gil. E para os cangaceiros e cangaceiras aqui do grupo recomenda-se que orem em voz alta as seguintes rezas fortes para fechamento do corpo. a seguir, leiam em voz alta e sintam o poder da oração:


Capitão Lampião, também conduzia rituais e orações; imagem capturada a partir do filme de Benjamim Abraão


Da Pedra Cristalina


“Minha Pedra cristalina, que no fundo do mar foste achada, entre o Cálice e a Hóstia Consagrada. Treme a Terra, mas não treme Nosso Senhor Jesus Cristo no Altar. Assim, tremem os corações dos meus inimigos quando olharem para mim; eu te benzo em cruz e não tu a mim, ente o Sol, a Lua e as estrelas, as três pessoas da Santíssima Trindade.


Meu Deus, na travessia, avistei meus inimigos. Meu Deus, que faço com eles?


Com a manto da Virgem Maria sou coberto, e, com o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, sou valido. Tens vontade de atirar, porém não atiras. Se atirar, água do cano da espingarda correrá: se tiveres vontade de me furar a faca da mão cairá; se me amarrar, os nós desatarão e, se me trancar, as portas se abrirão.


Oferecimento: salvo fui, salvo sou, salvo serei com a chave do sacrário eu me fecho. Um Pai Nosso: três Ave marias; três Glória ao Pai, e ofereço às cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!


2. Mantra para ser dito da seguinte forma: o rezador puxa a oração; os demais respondem (ou ele mesmo pergunta e responde).


Virgulino Ferreira, Lampião, fotografado pelo libanês Benjamim Abraão, em 1936. Imagem que irritou Getúlio Vargas


Das Treze palavras Ditas e Retornadas.


Digo uma, uma é a Casa Santa de Jerusalém, onde Jesus Cristo nasceu: duas, são as duas tábuas de Moisés, que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe em seus sagrados pés: três, são três cravos que cravaram Jesus Cristo na cruz: quatro, são os quatro Evangelhos: São João; São Mateus: e São Lucas; Cinco. São as Cinco chagas do Meu Senhor Jesus Cristo; Seis, são os seis bentos da Casa Santa de Jerusalém; Sete, são os Salmos de Nossa Senhora; Oito, são os oito corpos santos da Casa Santa de Jerusalém; Nove, nove são as nove coroas de Anjo que para o Céu subiram; Dez, são os Dez Mandamentos de Meu Senhor Jesus Cristo; Onze, são as Onze Mil Virgens que estão em companhia de Meu Senhor Jesus Cristo; Doze, são os Doze Apóstolos de Meu Senhor Jesus Cristo; Treze, são os treze Reis que pertencem tudo e arrebentam, assim como eu hei de arrebentar e partir o coração de Fulano(diz o nome da pessoa) e Fulana (diz o nome da pessoa).


3. De Nosso Senhor Jesus Cristo


Assim que vejo a luz do dia, vejo Meu Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria, tão grandes onde eu caminho neste vale de lágrimas, Como andou Meu Senhor Jesus Cristo tendo por perto Judas seu traidor, Que fizesse Deus por mim, ninguém contra mim, corpo e sangue de Meu Senhor Jesus Cristo. Oferecimento .

...

Milagrosa Oração do Santo Lenho


Jesus Nazareno, Rei dos Judeus, nome vitorioso contra ataques dos meus inimigos, eis aqui a cruz do Senhor, fugi adversos inimigos, venceu o Leão da Tribo de Judá. De Cristo, estarei guardado, assim como N.S.J.C. guardado esteve no Ventre da Virgem Maria, por nove meses. Entre mim e o perigo, está o sangue de Cristo. Com poder de Deus e deste sangue divino, com parte do Santo Lenho, as armas dos meus inimigos não dispararão, suas facas cairão das mãos. Levante-se Deus com seu braço poderoso em minha defesa, contra meus inimigos, vinde com presteza. Com o Manto da Virgem Maria me cubro, com sua face, me envolto, assim como a cruz e a pedra d’ara são privilegiadas, que, sem elas, os padres não poderão dizer missa, assim com serei livre de todo o perigo do corpo e da alma, invocando o santo nome do Senhor. Oferecimento....


Libanês Benjamim Abraão pose para fotografia ao lado de Maria Bonita e Lampião; cena que irritou o Estado Novo


Oração Da Beata Catarina


Beata Senhora Catarina, vós que fostes filha de uma rainha, de uma Rainha de Santidade e Espanha{...{ e não alcançarão, não lhe tirarão e não amarrarão, as armas dos teus inimigos contra ti não dispararão e, em ti, a pedra e o fuzil, por esta Hóstia Consagrada, até correrá água pela boca. Defendei-me de meus inimigos; se eu estiver dormindo, acordai-me, pelo Amor de Deus. Com o poder da Senhora Beata Catarina os meus inimigos os olhos terão de ... com três sanguinhos, com três Padres Bentos da Casa Santa de Jerusalém, pelo Sagrado Nome do Meu Senhor Jesus Cristo e o Poder da Senhora Santa Catarina, amparai-me. Meu Jesus, em penhor de sua Mãe, Maria Santíssima, e a hóstia consagrada e o Mistério da Cruz, cinco Padre Nossos, cinco Ave marias, oferece. Ofereço esse... A sagrada Morte e Paixão de Meu Senhor Jesus Cristo, em louvor de suas Cinco Chagas, que me livrai de meus inimigos; se eu estiver dormindo ou trabalhando ... velando para que não ofendam a mim.

Cruz, Flor de Lis ou Estrela de Salomão, são símbolos do cangaço que remetem aos Templários e às Cruzadas. Reza a lenda que durante o cerco de Jerusalém entre 20 de setembro a 2 de outubro de 1187, quando os cristãos renderam a cidade a Saladino; eles, os cristãos, rezavam e gritavam:


- “Se Deus é por nós, quem será contra nós! É a vontade de Deus!


- Allahu Akbar, respondiam os sarracenos, uma expressão em árabe que significa “Deus é Grande”. Em outras palavras, reze e faça por merecer, porque Deus pode estar do lado do inimigo. Faça por merecer a graça do Altíssimo.


Fotos: de Benjamim A. Para Aba-Film


Fonte: Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Que inclui oito rezas em papel recolhidas do caborje de lampião, em 1938.

“Apagando Lampião”, de Frederico Pernambucano de Melo. Folhetos da Casa de Orações para corpo fechado.

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black